.
As motos Custom são caracterizadas por um estilo de motos norte-americana do período de 1930 a 1960, representadas principalmente pelas marcas Harley-Davidson, Indian e Excelsior-Henderson (Wikipedia, 2009).
Estas motos se caracterizam por apresentar:
- guidão mais alto e posicionamento dos pés mais a frente, que conferem uma posição de pilotagem mais confortável para viagens longas,
- serem mais compridas e baixas (long-and-low) que as motos de outras categorias,
- motor em V,
- tanque em forma de gota,
- maior ângulo de caster e
- grande posibilidade customização (transformação).
Estilos
As motos podem ser enquadradas em diversas categorias, como, por exemplo, Custom, Esportiva, Naked, etc.
Além disso, dentro de cada categoria podemos encontrar modificações que definem variados estilos, como as bobber, café-racer, drag-bikes, power-cruiser, rat-bikes, survival-bikes, touring e war-birds.
Entre as Customs encontramos ainda um estilo bem característico, as choppers.
Em todas as categorias também encontramos as motos clássicas, ou seja, aquelas motos que, por algum motivo, marcaram época.
Chopper
Uma Chopper é uma moto modificada radicalmente, tendo como principais alterações a retirada de peças consideradas inúteis e o corte da estrutura original de uma moto visando o aumento do ângulo do caster ("guidão").
Inicialmente, as modificações visavam melhorar a performance das motos, através da diminuição de seu peso e otimização de sua aerodinâmica. Atualmente, a customização visa criar motos únicas, com grande apelo visual.
Bobber
Moto de estilo minimalista onde são mantidas apenas a "alma da motocicleta", isto é, as peças extritamente necessárias, sendo cortados, inclusive, os chassis e os paralamas.
O termo Bobber deriva da palavra bobbed (cortado curto).
A principal diferença entre a Bobber e a Chopper é que a Bobber é construída em um chassi que não é modificado na sua forma básica.
Cafe-racer
Motos modificadas para obteção de melhores resultados de velocidade e agilidade. Criada na Inglaterra, tinha como objetivo inicial criar máquinas que alcançassem a velocidade de 100 milhas por hora (166 km/h). O desempenho visava possibilitar aos corredores irem de um posto a outro (conhecidos como transport cafes) das vias expressas em um tempo menor do que o de uma música tocada em uma jukebox.
Power cruiser
As Power Cruiser são as muscle bikes no estilo custom, sendo caracterizadas por possuírem grande torque e potência, o que lhes confere muita força e velocidade.
As maiores Power Cruiser possuem motores com mais de 1100 cc e aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
Rat bikes
Motos que rodam por um longo período de anos com o menor custo possível, utilizando quaisquer peças que as mantenham rodando por um preço bem baixo.
Touring
Motos desenhadas para longas viagens. Caracterizam-se por apresentar parabrisas, carenagem, tanque grande, alta potência e posição vertical de pilotagem.
...
É. Interessantes descrições que refletem o grande interesse dos homens por motos. Mas andar sobre elas é um grande atentado à vida. Beijos. Bia (Beatriz Azevedo Unesp Biologia Botucatu XXV 1989).
ResponderExcluir